Ads 468x60px

domingo, 17 de julho de 2016

A reconstrução do futebol brasileiro

Quase dois anos após o humilhante 7x1 na semifinal nda Copa do Mundo 2014 para a Alemanha, os campeões do mundo 5 x, estão de olho nas eliminátorias da Copa do Mundo 2018 na Rússia com técnico novo, Tite, ex- técnico do Corinthians e as Olimpíadas do Rio 2016 com a seleção olímpica


Uma vitória de 7-1 sobre a seleção do Haiti na Copa América Centenário, empate contra a seleção do Equador e a eliminação precoce após a derrota por 1x0 para a seleção do Peru, são conclusões que o comando precisava ser trocado ou a responsabilidade também é dos jogadores.


"Não há comparação com o resultado 7-1," capitão do Brasil Dani Alves disse sem rodeios, quando a questão foi levantada, após o jogo contra o Haiti "Na vida você sempre tem que pensar que, se você não pode melhorar o passado, melhorar o presente."

No entanto, a qualidade indicou que enquanto o Brasil está reconstruindo uma nova seleção, ele ainda pode ter talento suficiente para ser um candidato sério para finalmente ganhar uma medalha de ouro olímpica no futebol pela primeira vez.

Dunga, capitão do tetra da Copa do Mundo 1994 e agora o seu ex-treinador, não trouxe uma equipa com a máxima força para a Copa América. Seu maior talentos do país, Neymar, está sendo guardado para os Jogos Olímpicos.

E que deixa de fora aqueles que não estão na Copa América, como o Oscar, o meia direita inteligente do Chelsea; o ala Douglas Costa do Bayern de Munique; e alguns dos que hoje estão fora, como o ataque do Real Madrid Marcelo e o zagueiro Thiago Silva do Paris Saint-Germain 

Mas o passado está provando difícil de deixar para trás para os fãs do Brasil. O trauma que veio da perda humilhante para os alemães , a pior derrota do Brasil em uma Copa do Mundo, foi amplificado em um sentido geral de traição, dado o papel dos dirigentes do futebol do país no escândalo da FIFA.


O ex-chefe da Confederação Brasileira de Futebol (conhecido por sua sigla em português, CBF), José Maria Marin, estava entre nove funcionários da FIFA e cinco executivos de esportes indiciados por acusações de corrupção como parte de uma investigação do FBI e do Departamento de Justiça. Seu substituto, Marco Polo Del Nero, foi um dos 16 funcionários adicionais que foram indiciados em dezembro de 2015. A sede no Brasil empresa de marketing esportivo, Traffic Group, também foi implicado no escândalo, e seu fundador se declarou culpado.


Há uma sensação de que a corrupção, um problema generalizado no país, está também no futebol, resultou no Brasil perdendo a oportunidade de investir em um esforço para manter as suas perspectivas mais talentosas.


"Houve sempre uma sensação de que a administração, durante os anos em que a economia estava crescendo bem, poderia ter criado uma liga que as pessoas ao redor do mundo iriam querer assistir, não uma Premier League ou La Liga, mas um campeonato de qualidade, talvez pudéssemos ter mantido 40 a 50 % dos jogadores que haviam se mudado para o exterior ", diz Paulo Vinicius Coelho, um importante jornalista do futebol brasileiro e comentarista.

Com uma Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em agosto em solo brasileiro, este deve ter sido um momento para recordar para os seus fãs. Em vez disso, com uma recessão, crise política e novas alegações de corrupção em uma base semanal, o declínio do famoso "jogo bonito" do país tem sido apanhados no sentido de nem isso mais ter.

Mas ainda assim a equipe nacional permanece perto do coração dos brasileiros.

A Copa América nunca foi um prêmio que os brasileiros têm verdadeiramente cobiçado, talvez por causa de seu sucesso inigualável a nível mundial. Mas um triunfo no MetLife Stadium no 26 de junho final, para não mencionar a 20 de agosto, no Rio, iria oferecer um pouco de descanso a partir do fluxo de más notícias, e talvez um vislumbre de um futuro melhor para a equipe de 5 estrelas douradas na camisa amarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário